Pesquisar neste blogue

domingo, 9 de setembro de 2012

Keep Calm



Keep Calm and Carry On ("Tenha calma e siga em frente", em tradução livre) foi um cartaz motivacional, de criador desconhecido, produzido pelo Governo do Reino Unido em 1939 durante o início da Segunda Guerra Mundial para ser usado somente se os alemães conseguissem invadir a Grã-Bretanha.

Mais de dois milhões e meio de cópias foram impressas, mas o cartaz foi distribuído apenas em número limitado, portanto não ficou muito conhecido na época.

O cartaz foi o terceiro de uma série de três.

Os dois primeiros cartazes da série que traziam os dizeres "Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory" ("Sua coragem, sua alegria, sua determinação nos trarão vitória", em tradução livre), com 800.000 impressões, e "Freedom is in Peril, defend it with all your might" ("A liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força", em tradução livre), com 400.000 impressões, foram emitidos e utilizados em todo o país para fins de motivação, já que o Ministério da Informação imaginou que as primeiras semanas da guerra seriam desmoralizantes para a população.

O planeamento para os cartazes começou em abril de 1939. Em junho o design foi montados, e em agosto de 1939 eles já estavam a caminho para a impressão, para serem colocados dentro de 24 horas antes do início da guerra.

Os cartazes foram concebidos para ter um padrão uniforme, tendo um design associado ao Ministério da Informação, com uma tipografia única e reconhecível, como uma mensagem do rei ao seu povo.

O ícone de uma coroa foi escolhida para ficar no topo do cartaz, ao invés de uma fotografia.

Em 2000, uma cópia deste cartaz foi redescoberta na Barter Books, um sebo na cidade de Alnwick, na Inglaterra.

O criador do cartaz não é conhecido até hoje.


A criação agora está em domínio público e tem sido reproduzida por várias empresas e utilizada como tema decorativo para diferentes produtos. 

Primeiro, estampou cadernos, canecas e diversos acessórios. 

Então, caiu na rede, ganhou contornos inusitados. 

Por exemplo, estados de espírito a algumas comunicações.....