Este foi um caso que agitou a povoação inglesa de Cromford em 1985 – um roubo com arma de fogo na agência local do Lloyds Bank.
Um segurança foi atingido na face com um disparo de “shotgun” e 7.500 libras foi o montante roubado por três indivíduos armados.
Os indivíduos fugiram num veículo Ford Escort e não foram identificados.
Em 2009, um vestígio lofoscópico recolhido nesse roubo com arma de fogo, foi novamente pesquisado no AFIS e identificado.
Foi iniciada uma investigação, de elevada dificuldade porque muitas das testemunhas do crime e os policias que o tinham investigado terem já morrido ou mudado de residência.
Para localizar o caixa do banco que estava de serviço no dia do assalto demorou uma semana.
Em julgamento, o indivíduo de 59 anos admitiu a sua participação e em Dezembro de 2010 foi condenado a 10 anos de prisão.
Durante o ano de 2010, foram presos mais dois indivíduos relacionados com a prática deste crime e a investigação não está finalizada.
Um dos polícias afirmou: Este foi um excelente trabalho que demonstra que não deixamos de investigar os crimes. Graças aos avanços da tecnologia e ao método “tradicional” de investigação, trouxemos à justiça os responsáveis por um crime com arma de fogo.
Pela resolução do caso, os intervenientes (Peritos e Investigadores) foram publicamente louvados.
in Bakewell Today, Outubro 2011
in Bakewell Today, Outubro 2011