Nasceu com 26 dedos, em vez dos habituais 18, e é quase um recordista mundial. Daniel, um gato branco e amarelo que vive no estado americano de Milwaukee, sofre de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa e anormal dos dedos das mãos ou dos pés.
No caso de Daniel, nasceram-lhe dois dedos extra em cada pata o que em nada atrapalha o seu dia-a-dia, garante Amy Rowell, proprietária do abrigo animal onde ele vive, em declarações ao Huffington Post. (com vídeo)
Graças a esta malformação de Daniel, os responsáveis do Milwaukee Animal Rescue Center esperam angariar dinheiro suficiente para poderem comprar instalações próprias para a associação, uma vez que o preço do aluguer do espaço que actualmente ocupam duplicou recentemente.
Por cada dedo de Daniel, estão a pedir um donativo de 75 cêntimos. Desde 24 de Outubro, altura em que a campanha começou, até hoje conseguiram já arrecadar 60 mil euros, mas esperam chegar aos 90 mil euros até ao Natal.
A polidactilia (do grego, polys = muitos; daktylus = dedos) é uma anomalia genética, consistindo na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos) ou dos pés.
Geralmente caracterizado pela presença de um dedo extranumerário próximo ao quinto dedo, seja no membro inferior ou superior.
Há uma variação muito grande na expressão dessa característica, desde a presença de um dedo extra, completamente desenvolvido, até a de uma simples profusão carnosa.
Há 50% de probabilidade de passar para o filho (caso seja genes heterozigotos Aa), ou até mesmo 100% (caso seja genes homozigotos dominantes AA).
Apesar de ser uma anomalia, e muitas vezes trazer espanto, a polidactilia não costuma causar problemas a quem possui. A remoção cirúrgica é o único tratamento, de simples resolução.
Outro aspecto é: considerando que os formulários de impressões digitais apenas incluem cinco espaços para preenchimento como deve ser efectuada a recolha de impressões digitais a indivíduos com polidactilia?
Como regra, o dedo extranumerário não é considerado na recolha, nem nos dedos rolados nem nos dedos pousados. Deverá ser recolhido o polegar e os quatro dedos mais próximos.