O recurso a uma técnica cirúrgica pioneira, permitiu que uma criança de dois anos, com queimaduras de 2º grau no peito e no ombro, tivesse uma recuperação perfeita, ficando sem marcas de queimadura.
Recorrendo a um spray os médicos aplicaram uma camada de pele no peito da criança.
A mãe temia que ele ficasse com cicatrizes para o resto da vida.
O acidente, em que a criança derrubou uma chávena de chá, “Aconteceu em segundos. É o pesadelo de qualquer pai ou mãe”, disse a mãe.
Mas, quatro meses depois, o garoto não tinha sequer vestígios do incidente.
O resultado é “incrível”. “Este tratamento fez uma enorme diferença para o meu filho e apenas quero que outras pessoas dele possam beneficiar”
Os especialistas do Pinderfields Hospital, na cidade de Wakefield, na Inglaterra, utilizaram uma técnica recente e revolucionária.
Eles criaram uma solução a partir de células da pele de Zed e borrifaram em cima das queimaduras.
As marcas desapareceram completamente.
Na noite em que a criança sofreu as queimaduras, foi levada ao hospital e submetida a uma cirurgia de duas horas.
A pele morta foi removida e os especialistas retiraram também uma amostra de pele saudável do tamanho de um selo postal, para preparar a solução.
A nova técnica foi baptizada de ReCell Spray-On Skin, e desenvolvida pelo laboratório da Avita Medical, em Cambridge.
São aplicados pensos, que se soltam quando a pele de baixo vai se regenerando o que evita os processos dolorosos de mudança diária dos pensos.
Uma das grandes vantagens do procedimento é que não há riscos de rejeição do paciente, já que as células usadas são dele.
Não há enxertos, o tratamento é mais rápido e a cicatrização é total e a pele vai acompanhar o crescimento da criança sem necessidade de intervenções adicionais.
Esta tecnologia está disponível há sete anos, mas tem sido pouco utilizada.
Um dos motivos apontados é o elevado custo. A operação fica em 5.000 libras e o equipamento ReCell custa 800 libras.
“Esta tecnologia reduz o número de deslocações que as vítimas têm que fazer ao hospital, poupa nos cuidados de saúde, nomeadamente de enfermagem, poupa na medicação contra as dores.”
O conforto e a qualidade para o doente não têm preço.
Vídeo daqui.
Notícia Daqui.