Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Clonagem Humana



Procura-se barriga de aluguer para clonar Neandertal

O geneticista George Church, da Harvard Medical School, diz ser capaz de clonar um homem de Neandertal, extinto há mais de 30 mil anos, a partir de ADN extraído de fósseis. Só precisa de uma "mulher aventureira".

"Já consegui extrair ADN suficiente de ossos fossilizados para reconstruir o ADN da espécie humana há muito extinta. Agora, só preciso de uma mulher aventureira", afirmou o professor norte-americano à revista alemã 'Der Spiegel'.

O geneticista argumenta que é possível introduzir partes do genoma do homem de Neandertal, um dos antepassados dos humanos, em células estaminais e criar um feto que seria implantado no útero de uma mulher.

 "Tudo depende de uma série de factores, mas acredito que é possível faze-lo", acrescentou.

Church, de 58 anos, ajudou a lançar o Projeto do Genoma Humano, que mapeou o ADN dos seres humanos.

"Conseguimos clonar todo o tipo de mamíferos, por isso é muito provável que conseguíssemos clonar um humano. Porque é que não o poderíamos fazer?", questiona o professor. 

Na maioria dos países, a clonagem humana é crime.

"Os neandertais podem pensar de forma diferente da nossa. Sabemos que tinham um crâneo maior. Podem até ser mais inteligentes que nós", acrescentou Church na entrevista.





O professor de genética da Faculdade de Medicina de Harvard, Geroge Church, afirmou que seria possível clonar um bebê de Neandertal a partir do DNA do ancestral, caso pudesse encontrar uma voluntária disposta a gerar o clone, de acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (21) no site do jornal britânico “The Telegraph”.

A tese é defendida no seu mais recente livro: “Regenesis: Como a biologia sintética vai reinventar a natureza e a nós mesmos” (Regenesis: How Synthetic Biology Will Reinvent Nature and Ourselves).



De acordo com o renomado geneticista, a técnica envolveria o desenvolvimento do DNA a partir de material fossilizado, seguido pela introdução do genoma ancestral em células-tronco humanas. 

Essas células seriam clonadas para criar um feto que poderia então ser implantado em uma mulher.

O problema é que o procedimento não seria legal em muitos países, por envolver clonagem e uso de DNA extraído de fósseis. “Eu já consegui extrair DNA suficiente dos ossos fossilizados para reconstruir o DNA de espécies humanas extintas. Agora, preciso de uma mulher aventureira”, afirmou.

De acordo com o cientista, o processo é possível porque, longe de ser brutal e primitivo, os neandertais eram seres inteligentes. “Eles podem pensar de maneira diferente do que nós. Sabemos que eles tinham um crânio maior do que o nosso e poderiam até mesmo ser mais inteligentes do que nós”, disse.

A espécie (Homo neanderthalensis) é tida como um dos ancestrais do homem moderno e foi extinta há 33 mil anos.

 “Quando chegar a hora de lidar com uma epidemia ou deixar o planeta ou o que quer que seja, é concebível que a maneira de pensar do Neandertal seja benéfica. Eles poderiam até mesmo criar uma cultura ‘neo-neandertal’ e tornar-se uma força política. O objetivo principal é aumentar a diversidade. A única coisa que é ruim para a sociedade é a baixa diversidade", conclui.

Geroge Church é conhecido por contribuir com o Projeto Genoma Humano, que mapeou o DNA do homem.